Honra ao Mérito

17/05/2007

Leonel Cogan, 79, dedica-se com fervor ao próximo. A entidade União dos Moradores da Zona Sul Olavo Setúbal que fundou na Vila Mariana em 1980 e preside até hoje, presta atendimento a duas mil e quinhentas pessoas e a comunidades carentes, oferecendo assistência cultural, psicológica e advocatícias, além de dar capacitação para o mercado de trabalho. Há aulas de corte e costura com overlock, pintura sobre tela e tecidos, e cursos completos para síndicos, porteiros, zeladores, guardas, seguranças, faxineiros, maquiagem e manicure. "Nosso único intuito é colaborar com a população'', ressalta Cogan.

As atividades são gratuitas e há ainda aulas de violão para jovens e adultos e ioga e alongamento para a terceira-idade. Filiada à Federação de Obras Sociais e ao Centro do Voluntariado de São Paulo, a entidade faz doação de remédios e de leite para idosos e crianças. O trabalho é desenvolvido por voluntários, professores, diretores e membros da farmácia, instalada na rua Estado de Israel, 33.

Leonel conta que idéia de abraçar uma causa social nasceu em virtude de sua juventude, marcada por inúmeras dificuldades financeiras e entristece-se, ao destacar que a atualmente a entidade na qual preside passa por dificuldades.''Hoje nós não arrecadamos 80% do que gastamos, todo mês colocamos dinheiro do nosso bolso para mantê-la'', confessa . Outro problema é a escassez de voluntários.

Leonel Cogan, que estudou no Colégio Bandeirantes (ele foi colega do ex-governador Mario Covas) e é formado em Química Industrial, tem aquele brilho nos olhos que só as pessoas realizadas possuem . Dedica-se totalmente à entidade: das 14 às 22 horas, recebe alunos, necessitados e interessados em ajudar e conhecer o local, e aos sábados, segue para o hospital Santa Catarina com a missão de distribuir remédios. Àqueles que quiserem ajudar, entrem em contato com Leonel Cogan pelo tel.: 5081-6726.

Fonte: https://pedacodavila.com.br/materia/?matID=892&chave=honra%20ao%20m%E9rito